Consultório

Ortopedista
Especializado em Cirurgia do Quadril

Consultório
Travessa 3º Sargento Laudelino Nogueira, 138
Centro - Lins/SP
Telefones: 3522-5133/3522-5923/3532-2225

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Síndrome da banda iliotibial

DOR NO JOELHO NÃO TRAUMÁTICA

Resolvi escrever aqui acerca desse sintoma, tão freqüente na nossa vida e conseqüentemente na minha prática médica, por observar que há muita controvérsia no que tange a história clínica, exame físico, propedêutica armada (exames de imagem) e por fim, o diagnóstico. Publicarei uma série de pequenos textos, somente com o propósito de demonstrar como é vasta a gama de diagnósticos e também de tratamentos específicos, para as lesões do joelho, o que torna o diagnóstico principalmente, um desafio ao especialista. Começaremos pela Síndrome da banda íliotibial

Síndrome da banda íliotibial

Trata-se de uma inflamação na parte mais distal do trato íliotibial que acontece muito mais freqüentemente em corredores e ciclistas.

O trato íliotibial(TIT) é uma faixa ou banda fibrosa aponeurótica, portanto bastante rígida, originada da extensão da fáscia do glúteo máximo e do tensor da fáscia lata, músculos do quadril , que se estendem pela coxa lateralmente, chegando ao joelho e misturando-se às fibras do retináculo lateral do joelho e do ligamento colateral lateral, originando também o ligamento patelo-femoral lateral na sua porção média, inserindo-se na cápsula articular e finalmente no tubérculo de Gerdy (proeminência óssea da tíbia). Logo, atravessando praticamente toda a extensão da coxa e joelho, misturando-se aos ligamentos e até mesmo originando alguns, fica mais fácil de entender e imaginar a importância desta estrutura para a função normal do joelho, especialmente com grandes demandas durantes às práticas desportivas. Sabe-se que o TIT é especialmente importante na estabilidade ântero-lateral do joelho.

A inflamação do TIT decorre do atrito contra o epicôndilo femoral lateral, uma saliência óssea encontrada no fêmur, palpável lateralmente no joelho e comum a todos nós. Esse atrito ocorre nos movimentos com flexão e extensão do joelho, ocasionando microtraumas a TIT, por overuse(lesões ocasionadas por atividades físicas em demasia).

Os sintomas são inicialmente discretos, como a dor na face lateral do joelho, agravando-se com a atividade física, podendo irradiar para a perna ou para coxa. O sintoma geralmente piora com a continuidade dos exercícios físicos e pode se manifestar até mesmo no repouso se não for identificada e tratada adequadamente.

É de suma importância a avaliação pelo médico ortopedista, com a investigação dos hábitos e um cuidadoso  e minucioso exame físico para detectar ou levar á suspeição do diagnóstico, uma vez que lesões agudas ou crônicas do mensico lateral, entesites do músculo poplíteo ou do bíceps femoral e a síndrome da fabela, podem simular o mesmo quadro.

As radiografias podem ajudar a excluir outras patologias, entretanto não apresentam alterações significativas nesta patologia. Exames como a USG e a RNM, podem adicionar detalhes, que se relacionados aos achados do exame físico, podem confirmar o diagnóstico nos casos duvidosos.

                     Ultrassonografia












                                                                                                                                                                                   Ressonância Magnética (RNM)

O tratamento consiste, essencialmente no repouso relativo, evitando-se as atividades físicas 
relacionadas com a gênese desta patologia(corrida e ciclismo), associado ao tratamento fisioterápico com finalidade analgésica. Após a cessação da dor, os alongamentos do TIT e fortalecimento muscular(glúteos, rotadores externos, tensor da fáscia lata e isquiotibiais) são suficientes para curar a grande maioria dos casos, ficando o tratamento cirúrgico reservado aos casos refratários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário