Consultório

Ortopedista
Especializado em Cirurgia do Quadril

Consultório
Travessa 3º Sargento Laudelino Nogueira, 138
Centro - Lins/SP
Telefones: 3522-5133/3522-5923/3532-2225

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Os saltos e as dores na coluna

Os saltos e as dores na coluna


O sapato de salto alto transmite elegância e beleza e é utilizado pelas mulheres desde a época de Louis XIV(o próprio usava salto), o rei Sol, na França. Entretanto, há um grande número de especulações e estudos sobre o malefícios e impacto que sua utilização traz sobre o aparelho locomotor; dor nos membros inferiores, encurtamento do tendão de Aquiles, alterações no padrão de marcha devido ao peso adicionado colocado sobre o antepé, e dor na região lombar, devido a alterações da coluna vertebral , e também uma chance aumentada de ter um entorse do tornozelo. As alterações provocadas pelo uso excessivo de saltos altos, estão bem consolidada na literatura médica, em especial nas deformidades do pé, como o hálux valgo, artelhos em garra, metatarsalgias mecânicas, fratura por estresse dos metatarsos e sesamóides e a artrose. Algumas pesquisas evidenciam que o uso do sapato de salto alto aumenta o ângulo da lordose lombar, outras demonstram o contrário, ou seja, que o salto alto pode levar à diminuição do ângulo da coluna lombar ou, ainda, que o salto alto não altera as curvaturas lombar e torácica, provocando polêmica ainda se os saltos originam afecções na coluna vertebral ou não.

Atualmente, sabe-se que quanto maior for o salto, maior será o deslocamento anterior do centro de massa, provocando maior descarga de peso no segmento lombar da coluna, justificando a incidência maior de dor nas mulheres que habitualmente usam saltos mais altos. Entretanto, quanto à existência de relação entre a altura do sapato de salto alto e as alterações posturais relacionadas à coluna vertebral, a literatura também tem sido controversa. Em outras palavras, existe um consenso que o mesmo favorece o aparecimento de dor nas costas, porém permanece controversa a razão deste fato, ou seja, se está relacionado com o aumento ou com a diminuição dos ângulos das curvaturas da coluna, com o deslocamento anterior do centro de massa ou com ambos.

Entretanto, os estudos nem sempre concordam no tipo de alteração provocada pelo mesmo. Por exemplo, os resultados de Pegoretti et al., os quais avaliaram a lordose lombar de três mulheres voluntárias com diferentes tipos de salto, mostraram que, com o aumento do salto, ocorreu a diminuição da lordose lombar, associada com o aumento da retroversão pélvica. Já para Sacco e Melo, as modificações posturais observadas foram: tendência à hiperextensão dos joelhos, anteversão da pelve, aumento das curvaturas lombar e da cifose torácica alta e antepulsão da pelve; além disso, os autores identificaram um aumento da base de sustentação. Nesta mesma perspectiva, Lee et al. e Iunes et al. demonstraram que o uso demasiado de calçados com salto alto, geralmente, causa encurtamento da musculatura da panturrilha, o que leva as pessoas habituadas ao seu uso a um desconforto na hora de usar um sapato de sola plana.

Enfim, há uma controvérsia se de fato os saltos, também quanto ao tamanho, se este poderiam provocar alterações pontuais na angulação dos segmentos lombar e torácico da coluna, no entanto outras anomalias já foram comprovadas, e à luz desses fatos, cabe a mulher usar de maneira parcimoniosa esse tipo de calçado, ressaltando aqui o apelo deste Ortopedista que vos fala faz em alguns dos posts: usem mais os tênis.

#ORTOPEDIA #SBOT #SBQ #CirurgiadoQuadril #Unimed #UnimedLins #Lins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário